The Hunger Games ou Jogos Vorazes, no bom português, é o primeiro livro da trilogia da escritora norte-americana Suzanne Collins. O romance narra em primeira pessoa a história de Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos procurando sobreviver em um mundo pós-apocalíptico, num país conhecido como Panem. Localizado onde antes teria sido a América do Norte.
Panem é dominado por uma metrópole tecnologicamente avançada conhecida como a Capital. Para impor o poder e intimidar os Distritos, a Capital organiza anualmente Os Jogos Vorazes. Espécie de reality show sádico no qual 24 jovens, um menino e uma menina de 12 a 18 anos, provenientes de cada um dos 12 Distritos, são obrigados a lutar até que reste apenas um sobrevivente.
A princípio o livro parece mais um Best-seller bobo, mas com o desenrolar da história, o romance acaba tornando-se atrativo e inquietante, chegando a render em alguns acasos, como o meu, noites insones. Suzzane mistura brilhantemente mitologia grega, história romana e crítica à indústria do entretenimento, desigualdades sociais e até mesmo ao imperialismo, chegando a nos levar a uma reflexão a respeito do sistema.